Transtorno Obsessivo-Compulsivo (T.O.C.)
- contatonourish
- 23 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2018

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, se caracteriza pela combinação de obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos repetitivos, inconvenientes, desagradáveis, que invadem a cabeça sem aviso prévio. Eles são seguidos por um rital ou um comportamento repetido, que serve de escape para acalmar a mente.
Exemplos: Uma pessoa com medo da morte e por isso não pisa em pisos escuros pq acha que ela ou alguém que goste muito pode morrer. Uma pessoa honesta tendo pensamentos de roubo; uma pessoa religiosa tendo pensamentos pecaminosos ou de sacrilégios.
Observam-se com relativa frequência pensamentos de perigo, ameaça ou até mesmo de morte iminente, relacionados a entes queridos do paciente ou si próprio. Tais pensamentos causam muita ansiedade e sofrimento à pessoa, que, embora tenha consciência “do absurdo” que tais pensamentos possam representar não consegue controlá-los. Assim acabam surgindo os rituais, gestos, ações ou mesmo outro pensamento (“ato mental” ou “pensamento mágico”) a fim de neutralizarem o pensamento obsessivo.
Os rituais, gestos ou ações são as compulsões, as quais surgem para evitar ou atenuar as tensões provocadas pelo pensamento obsessivo (por exemplo: um filho sempre que vê a mãe sair para trabalhar, pode imaginar que a mesma será morta. Assim, realiza certos gestos, palavras ou orações repetidas vezes para “evitar” que tal ação aconteça, e sentido-se culpado pela possível morte da mãe.)
As compulsões podem ser secundárias ao pensamento obsessivo, mas nem sempre isso acontece. Geralmente o portador de TOC apresenta pensamento obsessivo e compulsão, mas também ocorrem sintomas predominantemente obsessivos ou predominantemente compulsivos.
Os sintomas obsessivos mais comuns são:
- Medo de enorme de contaminação
- Medo obsessivo de morte iminente
- Pensamento sexual intrusivo.
- imaginar-se perdendo o controle, ferindo ou até mesmo assassinando alguém.
Os sintomas compulsivos são:
- Tudo precisa ficar estritamente organizado, alinhado, ordenado milimetricamente, com simetrias. Algo que fuja do padrão gera calafrios e irritação.
- Lavar as mãos repetidas vezes para não se contaminar. Não se segurar no metrô, ônibus ou escadas rolantes.
- Verificar e reverificar se portas e janelas estão trancadas, se o gás está desligado, etc.
- Repetir determinados gestos inventados pela própria pessoa.
- Rezar compulsivamente sem conseguir finalizar.

Como saber se você tem TOC ou se apenas uma pessoa organizada?
Você se reconheceu em alguns dos itens acima? Precisa então perceber o tempo que é gasto para completar os rituais, e se eles começam a tomar muito tempo durante o seu dia, te atrasam todos os dias e interferem na qualidade de vida, atrapalham a capacidade de estudar, trabalhar e geram angústia e solidão, é preciso buscar ajuda”
TRATAMENTO
O tratamento do TOC é feito através de psicoterapia ou antidepressivos, embora haja atualmente evidência de que a combinação dos dois seja mais eficaz que qualquer um dos dois isoladamente.







Comentários