top of page

Reflexões de Fim de Ano: cumprimento de metas

O fim de ano chegando e com ele a reavaliação das conquistas alcançadas e das metas que não foram cumpridas. Para muitos, essa revisitação ao planejamento do início do ano pode trazer emoções intensas como angústia, tristeza, ansiedade, autocobrança, frustração e estresse, emoções que crescem à medida que o calendário se aproxima da noite da virada. 


Metas de fim de ano

Mas já parou para pensar que o valor de nossa trajetória não se mede apenas pela quantidade de metas alcançadas? Cumprir metas é, sem dúvida, um grande motivo de alegria e comemoração. Mas as nossas conquistas, algumas pequenas ou difíceis de  mensurar, também devem ser comemoradas. O simples fato de nos engajarmos em novos desafios, aprendermos com os erros, as mudanças de hábitos e ajustes em alguns planos já devem ser motivo de orgulho. A jornada do autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal é, muitas vezes, tão significativa quanto o cumprimento das metas em si. É essencial nos tratar com a mesma empatia que oferecemos aos outros. Ao invés de focarmos apenas no que não foi alcançado, devemos valorizar as lições aprendidas ao longo do caminho. 


Convido todos a refletirem não apenas sobre a lista de metas e objetivos, mas também sobre o crescimento pessoal, as experiências adquiridas e a coragem demonstrada diante dos desafios. Que tal se no lugar da ansiedade em relação ao que não foi cumprido, fizermos uma lista das oportunidades vivenciadas e das vitórias conquistadas, mesmo que pequenas? 


E, ao invés de preparar uma nova lista de metas rígidas para o próximo ano, que tal estabelecer objetivos mais flexíveis, e focar em novos hábitos e comportamentos que com certeza nos levarão a novas possibilidades e mais próximos de onde queremos chegar?


O fim do ano traz a possibilidade de um novo começo. Que você possa encarar o ano que se encerra com uma visão renovada, focando nas lições aprendidas e nas possibilidades que estão por vir. Permita-se curtir as conquistas de 2024, não apenas as metas alcançadas, mas também as pequenas vitórias, as grandes atitudes, aprendizados emocionais, bons hábitos incorporados, pois estas bases construídas ajudarão conquistar as metas do próximo ano.


 
 
 

Comments


WhatsApp_.png
bottom of page